Pular para o conteúdo principal

Conheça as causas e o tratamento do vaginismo

Traumas emocionais são a principal causa de dores e contração vaginal que impedem a penetração do pênis na vagina

Em geral, uma relação sexual é dividida em três ciclos: desejo, excitação (estimulação via preliminares) e resolução (orgasmo). Estas fases, que geralmente ocorrem em sequência pois uma é consequência da outra, algumas vezes são impedidas de acontecer em função de um problema que cause dor ou desconforto durante o ato sexual. Entre os mais complexos destes distúrbios, encontra-se o vaginismo.

"A dispareunia (dor durante o sexo) ocorre por inúmeras causas e atinge ambos os sexos. O vaginismo é um dos tipos de dispareunia que acomete as mulheres", explica o ginecologista e obstetra Marino Pravatto Júnior. Este distúrbio equivale à perda específica de ereção nos homens. 

O vaginismo se caracteriza por uma violenta contração da vagina quando se toca na vulva. Como as tentativas de relação sexual implicam, em geral, em estímulo nesta região feminina, a penetração acaba sendo impossibilitada em função da dor. As mulheres que sofrem do distúrbio sentem dores insuportáveis no ato sexual, não conseguindo chegar à finalização. 

Causas psicossomáticas

O vaginismo é vezes é causado por experiências sexuais prévias traumatizantes ou mesmo por um exame interno que tenha afetado e gerado sequelas traumáticas na mulher. As causas são definidas em estudos como de ordem psicossomáticas que geram distúrbios orgânicos.

"O vaginismo é somente a ponta do iceberg de um contexto de algum trauma do passado, de alguma experiência de abuso sexual, quando muitas vezes a mulher foi vítima de pedofilia dentro até da própria família", aponta o médico.

Em função do trauma, a mulher desenvolve um mecanismo involuntário de contração da musculatura pélvica/vaginal, principalmente dos músculos elevadores do ânus. "Esta rigidez muscular ocorre por uma ação inconsciente de temor em sentir dor. A mulher fica tão contraída, e fecha a vagina com tanta força, que não consegue-se penetrar de forma alguma", descreve o dr. Pravatto Júnior.

E quanto mais se tenta a penetração, acaba acontecendo um círculo vicioso. A mulher contrai ainda mais e, assim, prejudica a relação amorosa com o parceiro. A solução é buscar ajuda terapêutica, aliada de especialista em ginecologia. 

Tratamento do vaginismo

Não existe tratamento cirúrgico para este distúrbio sexual. O processo de cura é lento e delicado, pois consiste sempre em acompanhamento psicoterápico, junto com o trabalho de um médico ginecologista para cuidar da anatomia e da fisiologia. 

A técnica principal usada na cura do vaginismo é a da dessensibilização. O médico ginecologista vai colocar a mulher em diversas posições e ir , aos poucos, estimulando a região vaginal. 

É muito comum também a utilização de cremes locais para manipular na região do períneo. O método é para tentar liberar o movimento de contração do músculo pélvico, levando a mulher a retomar a sua consciência corporal.

"O médico utiliza várias técnicas. Pode ir introduzindo cotonete lubrificado para a mulher ir percebendo a distensão da vulva e da vagina. Exercícios de respiração também são feitos para ela relaxar e perceber a capacidade de elasticidade da vagina. A mulher precisa ganhar confiança de que não sofrerá mais com a penetração", orienta o especialista.

Relações sexuais

E o tempo do tratamento depende do histórico da paciente, mas ela não fica condenada a não ter relações. A mulher, após o tratamento, desenvolve todas as condições para experimentar uma relação sexual normal. 


Mesmo durante o tratamento, as mulheres não precisam suspender as atividades sexuais. A estimulação do clitóris e também do bico dos seios pode levar ao orgasmo feminino. Alguns estudos indicam, inclusive, que o estímulo sexual durante o tratamento pode acelerar a cura do vaginismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais exames são solicitados pela reumatologista?

A Bia tem feito vários exames desde de que deu inicio o acompanhamento com a reumato Além dos exames físicos para complemento é solicitado os exames: Imagens: Ultrassom Tomografia Rx É os de sangue abaixo entre outro : Cardiolipina - Anticorpos IgG  Cardiolipina - Anticorpos IgM Anticoagulante Lúpico Analise de caracteres fis. elementos e se Dosagem de transaminase Glutâmico - Oxal  Dosagem de transaminase Glutâmico - Piru Anca Anticorpos Anti Neutrófilos Vitamina D (25-hidroxi) Dosagem de Cálcio  Fosforo Dosagem  Dosagem de Fosfatase alcalina Dosagem de Acido Úrico Dosagem de Desidrogenase Latica Dosagem de creatinofosfoquinase (cpk) Anticorpos Anti-ssa (RO) Anticorpos Anti-ssb (LA) Dosagem de Hormônio tireoestimulante (TSH) Dosagem de Tiroxina livre (T4 LIVRE) Hemograma Completo Determinação de velocidade de Hemossedimentação  Dosagem de Proteína C reativa Pesquisa de anticorpos Anti Núcleo  Prova do Látex p/ pesquisa do fator reu

Púrpura de Henoch-Schönlein

  Também denominada púrpura anafilactóide , a púrpura de Henoch-Schönlein pode ocorrer em adultos, mas predomina em meninos e é a vasculite mais frequente em crianças e a maioria dos casos ocorre antes dos 7 anos de idade. Muitas vezes é precedida por por quadro infeccioso de vias aéreas superiores ou por uso de medicações e se manifesta clinicamente pelo aparecimento de púrpura palpável que predominam nos locais de maior pressão hidrostática como os membros inferiores e nádegas. As lesões são caracteristicamente de cor vermelha vivo, com ponto central enegrecido e aparecem progressivamente com tendência a coalescer, nos casos mais graves podem ocasionar formação de úlceras cutâneas. Além do quadro cutâneo, podem aparecer dores articulares ou artrites, dor abdominal ou hemorragia digestiva e envolvimento renal com hematúria, síndrome nefrótica ou nefrítica e até insuficiência renal. Seu diagnóstico é estabelecido pela biópsia de pele que deve ser examinado por técnica de imunofluor

Arterite Temporal

Também denominada arterite de Células Gigantes acomete predominantemente indivíduos idosos, a partir dos cinquenta anos de idade com incidência crescente quanto maior a idade. É muito maior em indivíduos de cor branca, sendo rara em negros e orientais. O seu quadro clínico é caracterizado por cefaléia de início súbito, em região temporal, às vezes acompanhada por espessamento da artéria temporal e por lesões cutâneas na região da artéria que se torna dolorosa à palpação. Em geral o paciente apresenta sintomas oculares como amaurose fugaz, borramento visual, visão duplicada (diplopia) e dificuldade para mastigação (claudicação de mandíbula) e muitas vezes dificuldade para engolir alimentos (disfagia). Na investigação laboratorial o achado mais típico é a grande elevação das provas de fase aguda com velocidade de hemossedimentação próxima de 100 mm na primeira hora. O diagnóstico deve ser realizado precocemente pois a evolução mais temível é o desenvolvimento de perda definitiva da vi