Pular para o conteúdo principal

Orgasmo vaginal X orgasmo clitoriano: entenda como funciona o prazer feminino

Estudos tentam concluir se é possível a mulher desfrutar dois tipos diferentes de orgasmo

A sexualidade feminina é tema de constantes estudos e muito tem se falado a respeito de duas diferentes formas de levar as mulheres ao orgasmo. A primeira delas seria através da penetração do pênis na vagina, chamado de orgasmo vaginal. A outra, e mais cultuada, seria o orgasmo clitoriano, atingido através da estimulação do clitóris.
 
Especialistas defendem que, do ponto de vista anatômico, o orgasmo é definido como contrações rítmicas e involuntárias da musculatura vaginal, a intervalos regulares que variam em média de 3 a 10 segundos. Porém a diferença entre orgasmo vaginal e clitoriano pode ficar um pouco confusa.
 

Polêmica entre orgasmo clitoriano e  vaginal

“A polêmica entre estes supostos dois tipos de orgasmo advém desde a época de Freud. Ele afirmava que a mulher que não sentisse orgasmo vaginal era considerada histérica e imatura”, explica a sexóloga Rosenilda Moura Silva. Segundo a especialista – e diversas pesquisas - há apenas um tipo de orgasmo e ele é desencadeado pelo clítoris e não pela vagina.

Já para a ginecologista Cristina Carneiro, os dois orgasmos existem. O clitoriano seria o mais fácil de ser atingido. “O clitóris por ser um órgão externo, é mais fácil de ser estimulado tanto por fricção como por vibração e o gatilho para o prazer é disparado facilmente”, diz a Dra. Cristina.

Para a médica, também há o orgasmo vaginal, que seria atingido após, em média, oito a 20 minutos de penetração, com movimentos ativos e quando as mulheres são bem estimuladas nas preliminares. 
 

O orgasmo vaginal realmente existe?

Um dos maiores estudos mundiais sobre sexualidade, o Relatório Hite de Sexualidade Feminina, mostra uma pesquisa, desenvolvida nos anos 70, que ampliou o debate sobre a questão do orgasmo vaginal versus orgasmo clitoriano. O resultado mostra que  30% da população feminina acreditava no orgasmo por meio vaginal.
 
“Este resultado é questionável, uma vez que tais mulheres poderiam estar sob a influência do pensamento freudiano ou por um mero fato anatômico. A proximidade do clitóris com o introito (entrada) vaginal pode fazer a mulher ter a percepção de que é a vagina quem desencadeia o orgasmo”, afirma a sexóloga Rosenilda Moura Silva.
 
Segundo a  especialista, quando o orgasmo é desencadeado, suas contrações envolvem praticamente toda a genitália feminina. O clitóris, a vagina, o útero, os pequenos lábios e os grandes lábios costumam entrar 'na festa' e as sensações podem se misturar, impedindo uma avaliação precisa que permita classificar um orgasmo como vaginal ou clitoriano.


“Essas contrações, que são percebidas também na vagina, podem ser interpretadas como se ela fosse a responsável por desencadear o orgasmo”, justifica Rosenilda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais exames são solicitados pela reumatologista?

A Bia tem feito vários exames desde de que deu inicio o acompanhamento com a reumato Além dos exames físicos para complemento é solicitado os exames: Imagens: Ultrassom Tomografia Rx É os de sangue abaixo entre outro : Cardiolipina - Anticorpos IgG  Cardiolipina - Anticorpos IgM Anticoagulante Lúpico Analise de caracteres fis. elementos e se Dosagem de transaminase Glutâmico - Oxal  Dosagem de transaminase Glutâmico - Piru Anca Anticorpos Anti Neutrófilos Vitamina D (25-hidroxi) Dosagem de Cálcio  Fosforo Dosagem  Dosagem de Fosfatase alcalina Dosagem de Acido Úrico Dosagem de Desidrogenase Latica Dosagem de creatinofosfoquinase (cpk) Anticorpos Anti-ssa (RO) Anticorpos Anti-ssb (LA) Dosagem de Hormônio tireoestimulante (TSH) Dosagem de Tiroxina livre (T4 LIVRE) Hemograma Completo Determinação de velocidade de Hemossedimentação  Dosagem de Proteína C reativa Pesquisa de anticorpos Anti Núcleo  Prova do Látex p/ pesquisa do fator reu

Púrpura de Henoch-Schönlein

  Também denominada púrpura anafilactóide , a púrpura de Henoch-Schönlein pode ocorrer em adultos, mas predomina em meninos e é a vasculite mais frequente em crianças e a maioria dos casos ocorre antes dos 7 anos de idade. Muitas vezes é precedida por por quadro infeccioso de vias aéreas superiores ou por uso de medicações e se manifesta clinicamente pelo aparecimento de púrpura palpável que predominam nos locais de maior pressão hidrostática como os membros inferiores e nádegas. As lesões são caracteristicamente de cor vermelha vivo, com ponto central enegrecido e aparecem progressivamente com tendência a coalescer, nos casos mais graves podem ocasionar formação de úlceras cutâneas. Além do quadro cutâneo, podem aparecer dores articulares ou artrites, dor abdominal ou hemorragia digestiva e envolvimento renal com hematúria, síndrome nefrótica ou nefrítica e até insuficiência renal. Seu diagnóstico é estabelecido pela biópsia de pele que deve ser examinado por técnica de imunofluor

Arterite Temporal

Também denominada arterite de Células Gigantes acomete predominantemente indivíduos idosos, a partir dos cinquenta anos de idade com incidência crescente quanto maior a idade. É muito maior em indivíduos de cor branca, sendo rara em negros e orientais. O seu quadro clínico é caracterizado por cefaléia de início súbito, em região temporal, às vezes acompanhada por espessamento da artéria temporal e por lesões cutâneas na região da artéria que se torna dolorosa à palpação. Em geral o paciente apresenta sintomas oculares como amaurose fugaz, borramento visual, visão duplicada (diplopia) e dificuldade para mastigação (claudicação de mandíbula) e muitas vezes dificuldade para engolir alimentos (disfagia). Na investigação laboratorial o achado mais típico é a grande elevação das provas de fase aguda com velocidade de hemossedimentação próxima de 100 mm na primeira hora. O diagnóstico deve ser realizado precocemente pois a evolução mais temível é o desenvolvimento de perda definitiva da vi