Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre a disfunção erétil nos homens

Problema que afeta a vida afetiva dos casais, a disfunção erétil nos homens pode ser de ordem psicológica

Um dos problemas que mais afetam os relacionamentos amorosos é a dificuldade de manter uma relação sexual. Falta de libido ou distúrbios como o vaginismo em mulheres são tão difíceis de enfrentar quanto a perda ou ausência de ereção no homem. A chamada disfunção erétil nos homens, embora possa ter origem em doenças como diabetes, nem sempre é de ordem fisiológica e pode ser causada por razões psicológicas.

Os aspectos psicológicos que mais afetam os homens e fazem com que eles não consigam mais ter relação sexual muitas vezes estão ligados ao comportamento. “Dependência de álcool e drogas, conflitos nos relacionamentos, dificuldades econômicas, questões culturais, são alguns exemplos de motivos que podem levar à disfunção erétil”, explica a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira.

Falta de ereção por questões emocionais

Separada do primeiro marido há 10 anos, uma atriz carioca que prefere não se identificar, viveu uma triste história por conta de problemas de ordem sexual. Quando eram namorados, o casal tinha uma vida sexual saudável. Mas, ao casarem, ele foi perdendo a libido, ao ponto de não conseguir mais ter uma ereção. 

Ao separarem-se, reencontraram e fizeram sexo novamente. Em terapia, ele descobriu que era difícil administrar o sexo com a 'esposa' – que passou a ser vista como uma mulher a ser respeitada, futura mãe de seus filhos. À luz da psicologia, a disfunção erétil pode surgir, nestes casos, em função do bloqueio do desejo em relação à mulher.

O caso do casal do Rio de Janeiro pode ser enquadrado em um distúrbio denominado Desejo Sexual Hipoativo Masculino. “Ele é menos frequente que na mulher, mas o desejo pode estar diminuído e até mesmo ausente. É mais difícil de ser diagnosticado e até é confundido com disfunção erétil. Na clínica, alguns casos que já atendi tinham como causas emocionais, a depressão, ansiedade, estresse crônico, rotina, cansaço”, conta a sexóloga. 

Como tratar a disfunção erétil

Como as causas dos problemas relacionados às respostas sexuais podem ter origens orgânicas ou psicológicas, o primeiro passo deve uma conversa entre o casal. Isso porque um dos maiores problemas nas relações sexuais é a diferença de libido. Nos dois parceiros pode haver uma diferença em relação à intensidade do desejo.

O impulso sexual pode surgir por estímulos distintos e em momentos diferentes. O casal tendo discutido sobre essa questão, é hora de averiguar as possíveis causas da disfunção erétil. Um médico urologista deve ser procurado a fim de serem realizados alguns exames físicos e de sangue, para testar os níveis de hormônio e taxas de glicose.

Uma vez averiguado algum problema fisiológico, podem ser prescritos medicamentos específicos para a disfunção erétil, como os inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE-5), que são mais conhecidos pelos nomes comerciais:  ViagraCialis Levitra

Para detectar se o problema é físico, um dos testes mais comuns é envolver o pênis em repouso à noite com uma fita adesiva de fralda. Ao amanhecer, caso a fita esteja rompida, é sinal que o home teve a chamada polução noturna e os problemas de ordem física devem ser descartados. É hora, então, de partir para o tratamento psicoterapêutico.

“Resolvemos com terapia individual quando não se tem uma parceria fixa ou de casal, quando existe esse casal. Conseguiremos após uma boa avaliação entender o perfil de personalidade dessa pessoa que está em sofrimento e encontrar as estratégias para melhor tratamento da disfunção erétil”, recomenda a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais exames são solicitados pela reumatologista?

A Bia tem feito vários exames desde de que deu inicio o acompanhamento com a reumato Além dos exames físicos para complemento é solicitado os exames: Imagens: Ultrassom Tomografia Rx É os de sangue abaixo entre outro : Cardiolipina - Anticorpos IgG  Cardiolipina - Anticorpos IgM Anticoagulante Lúpico Analise de caracteres fis. elementos e se Dosagem de transaminase Glutâmico - Oxal  Dosagem de transaminase Glutâmico - Piru Anca Anticorpos Anti Neutrófilos Vitamina D (25-hidroxi) Dosagem de Cálcio  Fosforo Dosagem  Dosagem de Fosfatase alcalina Dosagem de Acido Úrico Dosagem de Desidrogenase Latica Dosagem de creatinofosfoquinase (cpk) Anticorpos Anti-ssa (RO) Anticorpos Anti-ssb (LA) Dosagem de Hormônio tireoestimulante (TSH) Dosagem de Tiroxina livre (T4 LIVRE) Hemograma Completo Determinação de velocidade de Hemossedimentação  Dosagem de Proteína C reativa Pesquisa de anticorpos Anti Núcleo  Prova do Látex p/ pesquisa do fator reu

Púrpura de Henoch-Schönlein

  Também denominada púrpura anafilactóide , a púrpura de Henoch-Schönlein pode ocorrer em adultos, mas predomina em meninos e é a vasculite mais frequente em crianças e a maioria dos casos ocorre antes dos 7 anos de idade. Muitas vezes é precedida por por quadro infeccioso de vias aéreas superiores ou por uso de medicações e se manifesta clinicamente pelo aparecimento de púrpura palpável que predominam nos locais de maior pressão hidrostática como os membros inferiores e nádegas. As lesões são caracteristicamente de cor vermelha vivo, com ponto central enegrecido e aparecem progressivamente com tendência a coalescer, nos casos mais graves podem ocasionar formação de úlceras cutâneas. Além do quadro cutâneo, podem aparecer dores articulares ou artrites, dor abdominal ou hemorragia digestiva e envolvimento renal com hematúria, síndrome nefrótica ou nefrítica e até insuficiência renal. Seu diagnóstico é estabelecido pela biópsia de pele que deve ser examinado por técnica de imunofluor

Arterite Temporal

Também denominada arterite de Células Gigantes acomete predominantemente indivíduos idosos, a partir dos cinquenta anos de idade com incidência crescente quanto maior a idade. É muito maior em indivíduos de cor branca, sendo rara em negros e orientais. O seu quadro clínico é caracterizado por cefaléia de início súbito, em região temporal, às vezes acompanhada por espessamento da artéria temporal e por lesões cutâneas na região da artéria que se torna dolorosa à palpação. Em geral o paciente apresenta sintomas oculares como amaurose fugaz, borramento visual, visão duplicada (diplopia) e dificuldade para mastigação (claudicação de mandíbula) e muitas vezes dificuldade para engolir alimentos (disfagia). Na investigação laboratorial o achado mais típico é a grande elevação das provas de fase aguda com velocidade de hemossedimentação próxima de 100 mm na primeira hora. O diagnóstico deve ser realizado precocemente pois a evolução mais temível é o desenvolvimento de perda definitiva da vi