O menisco é parte do joelho responsável por absorver choques, estabilizar a articulação e limitar movimentos “estranhos”. Cada vez mais comum, esse tipo de lesão interfere diretamente na mobilidade humana, porém sua causa e os cuidados necessários para esse problema ainda são desconhecidos pela maioria das pessoas.
O ortopedista especialista em problemas do joelho, Dr. Artur da Fonseca explica que existem 2 tipos básicos de lesão no menisco. ”O primeiro tipo, e mais comum, é a lesão traumática, causada por torções ou pancadas. O segundo tipo é a lesão por artrose, que acontece com o desgaste do tempo”, conta o médico.
Fonte: Segs.com
Lesões no menisco por trauma, são as mais comuns e também as mais graves, Dr. Artur comenta que quando acontece por trauma a solução é a cirurgia, segundo ele não existem muitos modos de prevenção, mas o fortalecimento da musculatura ajuda a estabilizar o joelho, o que conseqüentemente favorece o menisco.
Ao contrário das lesões traumáticas, os problemas causados com o tempo no menisco dificilmente são cirúrgicos, e podem ser amenizado com medicamentos para artrose e fisioterapia. Além de poder ser prevenida através do fortalecimento da musculatura ao longo da vida e alongamento das articulações.
Comentários
Postar um comentário