Artrite reumatoide pode levar a alterações em todas as estruturas das articulações, como ossos, cartilagens, cápsula articular, tendões, ligamentos e músculos que são os responsáveis pelo movimento articular. Dentre os achados tardios da AR que levam à incapacidade física para as atividades do dia a dia, podemos citar diversas alterações:
- Desvio ulnar dos dedos ou "dedos em ventania": resultado de múltiplos fatores (ex. deslocamento dos tendões extensores dos dedos, subluxações das metacarpo falangeanas)
- Deformidades em "pescoço de cisne": hiperextensão das interfalangeanas proximais e flexão das distais
- "Mãos em dorso de camelo": aumento de volume do punho e das MCFs com atrofia interóssea
- Joelhos valgos ou joelhos para dentro
- Danos ao tecido pulmonar (pulmão reumatoide): pessoas com artrite reumatoide têm um risco aumentado de inflamação e formação de cicatrizes nos tecidos pulmonares, as quais podem conduzir a falta de ar progressiva
- Maior risco de endurecimento das artérias
- Lesão espinhal quando os ossos do pescoço são danificados
- Inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite), o que pode levar a problemas com nervos, coração, cérebro ou pele
- Edema e inflamação da camada exterior do coração (pericardite) e do músculo cardíaco (miocardite), que pode levar à insuficiência cardíaca.
O acometimento da coluna cervical com a subluxação atlanto-axial (deslocamento das primeiras vértebras da coluna cervical) pode ocasionar quadros mais graves. Geralmente, manifesta-se por uma dor que “caminha” para a região occipital (atrás da cabeça) e dificuldade para mexer o pescoço. A artrite reumatoide é uma doença que não atinge só as articulações, mas também pode inflamar os vasos, olhos, pulmões, coração e sistema nervoso (manifestações extra-articulares). As manifestações extra-articulares correlacionam-se com pior prognóstico.
Portanto, toda vez que alguém apresentar dor e inchaço nas articulações, principalmente se acompanhados de rigidez das articulações, ou seja, dificuldade de mexer as articulações após um período de repouso, deve-se procurar o médico, de preferência o reumatologista, que é o especialista mais habilitado para o diagnóstico e tratamento da artrite.
A artrite reumatoide em si, juntamente com alguns medicamentos usados no tratamento da artrite reumatoide, pode aumentar o risco de osteoporose - uma condição que enfraquece os ossos e os torna mais propensos a fraturas.
Se a artrite reumatoide afeta seus pulsos, a inflamação pode comprimir o nervo túnel do carpo, que serve a maior parte de sua mão e dedos.
Comentários
Postar um comentário