A próstata é um órgão situado entre a bexiga e a região pélvica, atravessada pela parte inicial da uretra (canal por onde passa a urina) e produz parte do líquido que forma o esperma.
Esse é o mais comum câncer do tipo sólido entre os homens. As chances dele aparecer ficam maiores conforme a idade vai avançando. Os homens com mais de 50 anos devem fazer os exames preventivos pelo menos uma vez por ano.
A doença pode ser diagnosticada por uma alteração no PSA, uma proteína da próstata. Se essa dosagem estiver acima do nível ideal pode indicar um problema no órgão.
Esse tipo de câncer é dividido em três grupos, sendo o primeiro o mais agressivo, que necessita de um tratamento mais radical. O segundo é o intermediário e o último, mais comum entre os pacientes, é de baixo risco.
O que é
A próstata é uma glândula que se localiza próxima à uretra masculina. Ela está presente somente nos homens e possui a função de produzir um líquido que se mistura aos espermatozóides produzidos nos testículos e também a um outro líquido que vem das vesículas seminais, para então, formar o sêmen.
Inflamação
Não é incomum a ocorrência de inflamação na próstata, e esta, pode ser aguda ou crônica. Neste quadro, os principais sintomas são mal estar e descarga uretral.
Alterações
A alteração mais freqüente que ocorre na próstata é o aumento crônico de seu tamanho (hipertrofia). Este quadro ocorre mais comumente nos últimos anos de vida e vem acompanhada de dificuldade para urinar e retenção de urina. Nos quadros mais graves é necessário extraí-la através de procedimento cirúrgico.
Câncer de Próstata
Um outro problema que pode ocorrer na próstata, principalmente nos homens de idade mais avançada, é câncer de próstata. Esta é uma doença bastante grave e que pode levar a óbito. A prevenção ainda é a melhor medida para esta doença, para tanto, recomenda-se à realização de exames periódicos a partir dos 40 anos de idade. Quando identificada em fase inicial, as chances de cura são altas.
Comentários
Postar um comentário