O carcinoma basocelular, ou basalioma,é um tumor da pele, de crescimento lento, que a maioria das vezes aparece na pele exposta ao sol.
Existem várias formas de carcinoma basocelular. Algumas manifestam-se como pápulas com uma superfície brilhante, que muitas vezes desenvolvem uma ferida pequena no meio.
Estes designam-se por “carcinomas basocelulares nodulares” e são mais passíveis de ser encontrados na região da cabeça e pescoço. Os doentes normalmente referem que têm uma ferida que não cicatriza.
Outros, designados como carcinomas basocelulares superficiais, aparecem como manchas vermelhas, finas e acastanhadas, que aparecem frequentemente no tronco, braços e pernas.
Podem ser facilmente confundidos com manchas de pele seca, eczemas ou psoríase, por exemplo. No entanto não respondem aos cremes hidratantes ou aos esteroides tópicos.
O Carcinoma Basocelular, que tem origem na camada basal da epiderme, geralmente cresce durante anos sem causar nenhum desconforto. Este tumor geralmente não forma metástases, mas se não for tratado, pode destruir estruturas contíguas ou subjacentes. O tratamento é recomendado e pode consistir em cirurgia ou outras terapias destrutivas locais.
Comentários
Postar um comentário