O álcool é um depressor do cérebro e actua directamente em diversos órgãos, tais como o fígado, coração, vasos e na parede do estômago.
A intoxicação caracteriza-se pelo uso nocivo de substâncias – álcool -, em quantidades acima do tolerável para o organismo. Os sinais e sintomas da intoxicação alcoólica definem-se por níveis crescentes de depressão do sistema nervoso central. Inicialmente há sintomas de euforia leve, evoluindo para tonturas, ataxia e descoordenação motora, confusão e desorientação chegando mesmo a atingir graus variáveis de anestesia, entre eles o estupor e o coma. A intensidade da sintomatologia da intoxicação tem relação directa com a alcoolemia. O desenvolvimento de tolerância, a velocidade da ingestão, o consumo de alimentos e alguns factores ambientais também são capazes de interferir nessa relação. Por exemplo, a presença de alimentos no estômago diminui a velocidade de absorção e as bebidas gaseificadas e licorosas são absorvidas com maior rapidez.
Grande quantidade de álcool ingerida de uma vez pode levar a inflamação no esófago e no estômago o que pode levar a hemorragias além de enjoo, vómitos e perda de peso.
Comentários
Postar um comentário