A doença de Crohn é uma inflamação crónica que pode atingir qualquer região do tubo digestivo, desde a boca até ao ânus, embora se localize, mais frequentemente, no último segmento do intestino delgado (íleon) e no intestino grosso. A inflamação pode estender-se a todas as camadas da parede digestiva, com formação de úlceras, e pode não ser contínua, ou seja, podem intercalar-se áreas inflamadas com áreas saudáveis.
Embora possa afectar pessoas de qualquer idade, na maioria dos casos a doença de Crohn é diagnosticada nos adultos jovens. A sua incidência é semelhante nos homens e nas mulheres, é superior nos fumadores e é possível que exista alguma predisposição genética associada à sua manifestação, mas a causa certa da doença não é conhecida.
Dado que a doença de Crohn pode atingir qualquer porção do tubo digestivo, os sintomas são variáveis e estão relacionados com a localização da doença. São mais comuns a diarreia, a dor abdominal, a febre, perda de apetite e perda de peso. Podem ainda surgir sintomas como a obstipação, fadiga, dor anal, hemorragia rectal, sintomas de obstrução intestinal, fezes contaminadas com sangue, deficiências nutricionais, dores articulares, lesões da pele, sintomas associados à presença de cálculos renais e de cálculos biliares, alterações oculares, entre outros.
Comentários
Postar um comentário